segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Moda, estilo e Saúde


Blogs de moda atualizados por jovens amazonenses


As novidades são as postagens, geralmente, são regionalizadas e dão dicas de produtos que não vão se tornar sonhos de consumo, mas estão ao alcance das mãos ou podem, ao menos, ser adaptados.

Não é de hoje que blogs sobre moda, mantidos por pessoas não especializadas no assunto, viraram tendência. A novidade são as versões “barés”. Jovens “caboclinhas” passaram a produzir informações e com uma vantagem: as postagens, geralmente, são regionalizadas e dão dicas de produtos que não vão se tornar sonhos de consumo, mas estão ao alcance das mãos ou podem, ao menos, ser adaptados.

É o que garante a blogueira e nutricionista Carol Heinrichs, 25, que acredita ser importante adequar as informações à realidade da região Norte. “Como temos calor o ano inteiro, preciso me virar para tornar os posts invernais em algo interessante para as amazonenses”, disse. A adaptação das botas e ankle boots ao calor de Manaus foi, por exemplo, um dos temas abordados no Toque de Neon (www.toquedeneon.com), criado há sete meses.

Não são somente as leitoras que levam a vantagem por lerem posts adaptados à realidade da região, segundo a dentista Carol Pedrosa, 22, responsável juntamente com a universitária Gabriela Belota, 24, pelo blog Se Joga (www.sejogando.wordpress.com). “Também são privilegiados os profissionais e as marcas de Manaus sobre as quais escrevemos ou citamos, divulgando os seus nomes para as leitoras de outros Estados”, disse.

Já entraram no Se Joga, por exemplo, posts sobre onde encontrar lançamentos de esmaltes na cidade, inclusive de marcas difíceis de serem achadas. Depois da garimpagem no centro da cidade, os achados foram até sorteados no blog como brindes para as leitoras, outra prática comum em sites do gênero. Outra característica é a apresentação do esmalte e look do dia, que agrega informação de onde as peças foram compradas.

O blog (www.trendytucuma.wordpress.com), da funcionária pública estadual e bacharel em Direito, Adriana Britto, 23, foi criado há seis meses, com a intenção explícita de fazer a relação entre tendências e Manaus. “Como fashion lover, adoro postar sobre tendências, fazendo um paralelo entre o que é in e pode ser usado aqui, o que podemos adaptar, o que não dá pra usar em razão do calor excessivo da cidade”, contou. O lado bom do blog local é a relação com a realidade da cidade, segundo a blogueira. “Sofro ao ver algo em blogs de outras cidades, rodar Manaus inteira, e não achar determinado produto”.

Mantido por sete dondocas, como se denominam, de diferentes cidades do Brasil, incluindo Manaus, o Mão Feita (www.maofeita.com.br) se tornou referência nacional, quando o assunto é esmalte. A jornalista Mellanie Hasimoto, 25, é a correspondente local, que alimenta o site com dicas, algumas vezes, direcionadas para as leitoras da cidade, como informações sobre lugares e diferentes produtos para as unhas, que podem ser encontrados aqui na terrinha.

Fonte de informação

Para se manterem atualizadas, as blogueiras utilizam como principal fonte a internet. “É uma ferramenta valiosa na coleta de informações. Mesmo morando em Manaus, não nos sentimos por fora do que rola em nível de Fashion Weeks do Sul/Sudeste e de fora do país”, comentou Carol Pedrosa. A xará Carol Heinrichs confirma que a rede virtual é a grande aliada das blogueiras. “Com ela (internet) nos mantemos atualizadas e sabemos das novidades muito antes de chegar às revistas e na cidade”, disse.

Para conseguir dados quentinhos, a tática de Mellanie Hasimoto é ler informações em sites estrangeiros. “Acompanho muitos sites gringos, até porque é lá fora que saem primeiro os lançamentos”. A vantagem da internet é que os lançamentos podem ser conferidos praticamente em tempo real, segundo Adriana Britto. “Também sou adepta do e-commerce e como viajo bastante tenho sorte de adquirir certos produtos com mais facilidade”, disse.

Garotas Estúpidas (moda e assuntos femininos) (www.garotasestupidas.com), Petiscos (moda) e 2Beauty (maquiagem) (www.2beauty.com.br) são outras referências de blog nessa área, segundo Carol Heinrichs. Para Adriana Britto, também são válidos os acessos ao Look Book (www.lookbookestilosas.blogspot.com) , Took Look Book (www.tooklookbook.com), Gostei... E agora? (www.gosteieagora.wordpress.com) e Fashionismo. Na opinião de Carol Pedrosa também é referência, além dos citados pelas outras blogueiras, o SweetestPerson (www.sweetestpersonblog.com).

As responsáveis pelos quatros blogs citados (Toque de Neon, Se Joga, Trendy Tucumã e Mão Feita) realizaram no último dia 19, o Blog Love. O encontro reuniu apaixonadas por moda, esmaltes e maquiagem em uma das lojas de um franquia especializada em cosmético.

No evento, que teve a presença de pouco mais de 50 convidadas, houve curso básico de maquiagem, sorteios e muito bate papo entre blogueiras e leitoras, que aproveitaram a oportunidade para se conhecerem. Apesar de ser comum em outras regiões do país, o Blog Love é um tipo de evento inédito em Manaus. A equipe promete que haverá uma nova edição do encontro.

Perfis

Moda, maquiagem e unhas são os assuntos discutidos no Toque de Neon. O blog mostra que não é preciso gastar muito para se vestir bem e é possível montar looks bonitos com peças baratas encontradas em lojas de departamento e fast fashions. A exceção, segundo a blogueira Carol Heinrichs, só é válida quando o investimento são peças atemporais como uma bolsa clássica ou um pretinho básico.

Inspirado nos blogs locais já existentes, o Se Joga foi criado há quatro meses por duas amigas que tinham como principais assuntos unhas e moda. As postagens são recheadas de comentários sobre looks de artistas; adaptação de peças coringas para o dia a dia da manauara; cuidados e higiene com a pele; maquiagem e esmaltes. Eventos e locais da cidade onde podem sem encontrados produtos interessantes também entram como assuntos abordados no blog.

O Trendy Tucumã possui registros de peças inspiradas em grandes marcas, mas que têm preços razoáveis, denominadas de fast fashion, que podem ser encontradas em lojas de departamento. O site publica, inclusive, registros de idas a grandes lojas do gênero. Uma peculiaridade do blog são mais referências internacionais e sites estrangeiros que fazem entrega no Brasil. Uma novidade, que será lançada em breve, são dicas de viagens.

Com quase dois anos, o Mão Feita aborda variados temas relacionados a unhas. Produtos como pomadas para cutículas, tendências de cores de esmaltes e lançamentos de coleções nacionais e internacionais são alguns dos assuntos das postagens, que são, muitas vezes, colaborações das próprias leitoras. Dicas personalizadas sobre técnica de pintura de unhas ou de misturinhas também entram como tutoriais. As informações são publicadas em forma de textos, fotos e vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário